Ajuda com a lista de Perguntas e Respostas (FAQs)

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Ou pode continuar lendo uma introdução ao sistema de FAQ. Recomendamos a leitura da introdução se é a primeira vez que você vem por aqui.

Mas o que é uma FAQ afinal? A sigla vem do inglês, Frequently Asked Question, ou seja uma questão sobre a qual frequentemente se pergunta. Uma lista de FAQs é uma maneira ágil de se montar um "manual" de procedimentos em torno de perguntas que expressam dúvidas frequentes, com respostas curtas e objetivas. Claramente uma lista de FAQs não pode substituir completamente um manual, mas é uma alternativa de documentação muito adotada pela agilidade e rapidez com que se consegue sanar as dúvidas mais comuns, sem envolver um grande esforço de redação de textos elaborados.

O site da FACC é baseado em um sistema de gerenciamento de conteúdos chamado WordPress. É um sistema muito utilizado: estima-se que 43% de todos os websites utilizem WordPress, são mais de 450 milhões de instalações em todo o mundo.

Todos os conteúdos que o WordPress vai exibir para os usuários são armazenados e tratados como posts, ou postagens. A criação de um site WordPress, bem como a introdução e modificação de conteúdos vai sempre envolver a utilização de uma ferramenta de criação e edição de posts.

No caso particular da nossa lista de FAQs, cada par pergunta/resposta é inserido no sistema como um post, sendo a pergunta o título da postagem, e a resposta seu conteúdo. Por isso, a cada vez que se quer inserir uma nova FAQ, ou seja, um novo par pergunta/resposta, ou quando se quer modificar o texto de uma FAQ já existente, é preciso utilizar a interface de edição de posts.

Os posts no WordPress podem ter formatos bem elaborados. Podem conter tabelas, imagens, ou até vídeos e sons. Podem apontar (links) para outros posts ou para outros sites internet. Em uma FAQ entretanto essas facilidades não são em geral usadas. Uma resposta a uma pergunta de FAQ deve ser um texto curto e o mais enxuto e objetivo possível. Efeitos de negrito, sublinhado, realce e cor de texto, assim como listas podem ser usados, com moderação. Figuras dificilmente são usadas em respostas de FAQ.

No WordPress há dois editores de postagens, basicamente: o Editor Clássico, mais simples, e o novo Editor de Blocos (também conhecido como Gutenberg). O Editor de Blocos, como o nome sugere, é voltado para a confecção de postagens em formatos elaborados, em que utilizam vários elementos gráficos de realce e elementos multimídia. Este texto, por exemplo, foi feito com o Editor de Blocos. Obviamente o uso do Editor de Blocos é menos intuitivo. Há muitas opções para escolher e leva-se um tempo até se conseguir o efeito desejado com todas as possibilidades. Para edição de uma FAQ recomendamos usar exclusivamente o Editor Clássico.

Ao inserir uma FAQ pode-se atribuir a ela uma categoria. Na página de consulta às FAQs, que será acessada por todos os colaboradores da FACC, as perguntas e respostas aparecerão organizadas por categorias. Observe-se que uma mesma FAQ pode ter duas ou mais categorias. Entretanto, para evitar que uma mesma FAQ apareça várias vezes na lista, e também para manter a simplicidade da estrutura, recomendamos que cada FAQ receba apenas um atributo de categoria, a menos que haja uma razão muito clara para fazer com que aparece em dois grupos de categorias na página de exibição. Lembrando que há um campo de busca entre as FAQs, o que facilita achar a informação que se quer, mesmo que esteja enquadrada em uma categoria não muito clara para o leitor. Há que se ter em mente que o enquadramento em categorias é um elemento acessório na apresentação das FAQs, e que sempre será possível achar o que se deseja através de uma busca.