Administração de Categorias

Se você chegou aqui é porque procura ajuda para alterar alguma coisa na lista de categorias de FAQs, seja para incluir uma nova categoria, seja para modificar o nome da categoria.

A primeira coisa que você deve fazer se perguntar é se a mudança é mesmo necessária !! Acréscimos de categorias ou alterações na denominação devem ser operações eventuais, esporádicas, e sempre muito bem pensadas e combinadas com toda a equipe.

Outra advertência: você observará que as categorias podem ser hierarquizadas em vários níveis, e o mesmo par pergunta/resposta (FAQ) pode ser marcado para pertencer a mais de uma categoria. Essa é uma possibilidade que o sistema dá. Entretanto, para manter simples a estrutura da lista de perguntas e respostas, resolvemos que na nossa intranet as FAQs seriam classificadas em um nível apenas de categorias, sem se abrir múltiplos subníveis.

Se você está mesmo seguro de que precisar alterar a lista de categorias, ao clicar em EDITAR CATEGORIAS vai ver uma página mais ou menos como a reproduzida abaixo. Observe que a interface traduzida para o Português tem falhas, alguns campos aparecem ainda em Inglês.

Em seguida a explicação para cada um dos números:

  1. Nome da categoria – título que vai aparecer na lista de FAQs, encabeçando cada grande grupo.
  2. Slug – um identificador interno da categoria – escolha aqui uma palavra única que expresse o conceito da categoria, usando apenas letras minúsculas, números ou hifens. O slug não aparece para o usuário da intranet.
  3. Parent FAQ category (ou categoria pai) – deixar em banco. Seria usado para montar hierarquia de categorias, mas cominamos que não vamos usar isso em nosso sistema.
  4. Descrição – opcional, poderia ser usada para documentar o propósito da categoria, mas em nosso caso não tem muita utilidade, a sugestão é deixar em branco. Não aparece para o usuário da intranet.
  5. Apesar do nome, não tem nenhum ajuda útil. Não clicar.
  6. O menu da esquerda igualmente não é útil para nossa finalidade aqui. A casinha no canto superior esquerdo leva de volta à página principal do site

Ao passar o cursor sobre um nome de categoria aparecem algumas opções. Apenas a opção Editar é útil para nós. Excluir uma categoria que já tenha FAQs utilizando não é uma boa ideia. Antes de fazê-lo, mova todas as FAQs na categoria a ser excluída para outras categorias.

Ao clicar em Editar aparece uma outra tela assim:

Faça as alterações desejadas e clique em atualizar para que elas tenham efeito. Após a atualização, aparecerá um link no alto da tela para você voltar à página anterior, a de lista de categorias. Ou então você pode clicar a “casinha” para voltar ao site original. Nessa página há novamente a opção de excluir uma categoria.